Chanel Nº5
- Casa: Chanel
- Perfumista: Ernest Beaux
- História:
Coco Chanel procurava algo diferente, “um perfume de mulher com cheiro de mulher”, que celebrasse o espírito feminino. Numas férias, conheceu Ernest Beaux, o perfumista franco-russo da Casa Real Russa, e contrata-o para criar o seu primeiro perfume.
Beaux aceita o desafio e começa o seu trabalho em França. Na composição do perfume, decide utilizar umas novas moléculas sintéticas que intensificam as notas florais – os aldeídos – sem saber que com isso revolucionará o mundo da perfumaria. Consta-se, porém, que o assistente de Beaux se enganou na fórmula e usou uma overdose de aldeídos na composição (10 vezes a quantidade estipulada).
Beaux apresenta a Coco Chanel 10 propostas de fragrância. A fórmula nº 5 – aquela cuja composição foi formulada de forma errada – é a selecionada por Coco Chanel, sendo o primeiro perfume desta nova família olfactiva floral aldeídica. De certa forma, este foi o primeiro perfume de base tecnológica, como resultado inesperado de um episódio fortuito totalmente devido à sorte, tal como aconteceu com muitas descobertas científicas ao longo da História.
Fechado o briefing, Coco Chanel anunciou “Apresentarei a minha colecção de vestidos no dia 5 de maio, o quinto mês do ano e vamos deixar que esta amostra nº 5 mantenha o nome que já tem, o que vai trazer boa sorte”. Bastante supersticiosa, o nº 5 é também o número da sorte de Coco Chanel desde que era criança.
Assim, o perfume Chanel Nº 5 é lançado a 5/5/1921, com uma embalagem simples e elegante, contrastando com o estilo barroco e extremamente extravagante em voga na época. Também aqui, a estilista foi inovadora no design do frasco, que foi a base de todo o branding da marca: Ela queria um frasco que transmitisse “transparência pura…um frasco invisível”. E conseguiu-o, destacando-se pela diferença e estilo clean.
O facto de ser um frasco de vidro e não cristal fino permitiu que o perfume fosse comercializado em lojas por todo o Mundo, quebrando também assim a tradição de o perfume ser vendido diretamente às clientes na boutique da Chanel.
A própria Coco Chanel envolveu-se na campanha promocional do perfume, nada habitual na altura, sendo o primeiro rosto da fragrância Chanel Nº 5.
100 anos depois, o Chanel Nº 5 continua a ser um dos perfumes mais usados e conhecidos, sendo considerado um dos melhores perfumes do mundo. Recentemente foi necessário adaptar a fórmula, devido a contingências legais e de segurança de utilização, mantendo, no entanto, o seu aroma e carácter original.
- Embaixadora:
Apesar de ser usado por um sem fim de celebridades, a sua mais destacada embaixadora é a mítica atriz Marilyn Monroe, de quem ficou célebre a frase : “Apenas duas gotinhas de Chanel nº5.” (em resposta provocante a um jornalista que quis saber o que ela usava para dormir, em 1955)