mulher pecadora

A temática Pascal é incontornável nesta semana. É por isso interessante reflectir no papel que o perfume tinha há mais de 2000 anos.
A Bíblia tem inúmeras referências a perfume, das quais escolhemos 2 pela sua proximidade à Páscoa:
– Mc 14, 1 – 15 -> “…veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro com perfume de nardo puro de alto preço. Partiu o vaso de alabastro e derramou-o sobre a cabeça de Jesus. Alguns indignaram-se e diziam entre si: «Para que foi esse desperdício de perfume? Podia vender-se por mais de duzentos denários….»”
– Jo 19, 38 – 42 -> “…Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em ligaduras juntamente com os perfumes, como é costume sepultar entre os judeus….”
Há mais de 2000 anos o perfume era uma mercadoria cara (200 denários = salário de 200 dias de trabalho). O texto refere que o perfume veio do Egipto, pois diz-se que era transportado num vaso de alabastro (matéria prima extraída em Alabastron, no Egito). É incerta a origem do perfume de nardo, podendo ser proveniente de uma de diferentes plantas originárias de diferentes locais. Há uma planta aromática chamada nardo (Nardostachys jatamansi) que cresce em grandes altitudes nos Himalaias (Índia) e da qual se extrai um óleo essencial extremamente aromático, usado em perfumes e cosméticos e para fins medicinais. Os antigos gregos designavam a lavanda como nardos. Na Ásia, a planta tuberosa (Polianthes tuberosa) tem um aroma potente e quase intoxicante, cujo óleo é também usado em perfumaria. Independentemente da sua origem, tratava-se de uma matéria-prima muito cara e de difícil acesso.
No entanto, apesar de dispendioso, o segundo texto diz muito claramente que já era costume entre os Judeus envolverem os corpos com ligaduras e perfumes, principalmente os ricos.
Com o evoluir dos tempos e a industrialização do mundo a utilização do perfume massificou-se. Embora não sendo baratos, são bem mais acessíveis que antigamente (não custam o salário de 6 meses), pelo que temos mais oportunidades de nos perfumarmos, e de nos sentirmos bem e atraentes, quer no dia a dia, quer naquela ocasião mais especial 🙂
dia_mulher
Este fim de semana procure na prateleira o seu perfume preferido e torne este fim de semana mais especial! Saudações perfumadas!

Deixe uma resposta

Close Menu