A essência de Oud ou Agarwood originária do Médio Oriente é o ingrediente mágico que dita uma tendência nos últimos 5 anos nos perfumes modernos, como nas marcas de Tom Ford,  Dior, Gucci e Dolce & Gabbana. O aroma é descrito como rico, denso, amadeirado, doce, couro, bolorento. Usado como nota de base nos perfumes, os árabes utilizam-no como uma base primária antes da aplicação do perfume comercial, tornando este mais complexo e misterioso. A qualidade do oud utilizado confere status a quem o usa, variando o odor de pessoa para pessoa, sendo umas vezes percepcionado como especiado, outras como amadeirado suave.

ky-anh-agarwood-a-620x300
Plantação de Agarwood no Vietnam.


Apelidado de ouro líquido, o seu preço pode atingir valores acima dos 100 000 dólares por quilo, tão caro como o ouro devido ao facto de ser um ingrediente natural raro e sujeito a esgotar. O desafio que esta matéria-prima coloca aos mercados é em termos da sua oferta e da qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. No sentido de conservar este recurso natural, muitos países do Sudoeste Asiático tornaram ilegal a prática de colheita e abate destas plantas, outros países estipularam quotas máximas de exportação, existindo plantações dedicadas para colheita em países como na India, Bangladesh, Tailandia e Vietnam.

firstchange_292_whatstheagarwood-_03
Resina de Agarwood ainda na árvore.

A sua produção exige muito trabalho e tempo, sendo necessário 40 anos para se conseguir colher uma boa quantidade de resina. A resina aromática tão desejada é produzida quando a árvore da familia Aquilaria é infectada com um fungo durante o seu crescimento, sendo a qualidade tanto melhor quando mais velha for a árvore. É utilizado no Médio Oriente e Ásia há milhares de anos sob várias formas, nomeadamente incenso, óleos corporais e perfumes. Na tradição árabe, a fragrância do oud é usada para aromatizar a casa e em cerimónias religiosas, símbolo de boas-vindas. Na indústria da perfumaria, são utilizados compostos sintéticos para recriar o aroma e capacidade de fixação, que são contudo pobres substitutos do natural, sendo preferencialmente usados em misturas com a essência natural.

o-34122
Resina de Agarwood.

Porém, o contributo do oud para o perfume vai mais além da ciência e do olfacto, oferece algo mais valioso e intangível – magia.

Fontes:
Perfumer & Flavorist; Fragrantica; Fortune; Al Arabiya

Deixe uma resposta

Close Menu