12016500_1067692006582423_1867064502_n

O filósofo Socrates dizia “só sei que nada sei”. A consequência imediata desta máxima é que devemos sempre procurar saber mais, acompanhando a investigação cientifica e a evolução do mercado.

Com base nesta procura de saber, viajamos para Paris, e marcamos presença num evento de perfumaria de nível planetário, onde tivemos oportunidade de debater com parceiros e colegas do ramo o futuro desta fantástica profissão. Vimos novas soluções, novos produtos e especialmente ficamos a conhecer as novas tendências que em breve estarão no mercado.

Destacamos aqui dois momentos muito interessantes que queremos partilhar. A conferência sobre as novas tendências de design e moda direcionadas aos Millenials e a conferência sobre o futuro da perfumaria.

Os Millenials são o grupo dos que, nos países desenvolvidos, estão hoje na faixa etária dos 20-35. Este grupo não está limitado a um local geográfico ou a uma etnia mas unido pelas redes sociais. Abordamos as condicionantes e motivações deste publico tão próprio, que se rege por normas completamente diferentes de tudo o que se conhecia.

A conferência sobre o futuro da perfumaria contou com nomes maiores do ramo, entre eles Rosendo Mateu e Mark Buxton. Rosendo Mateu foi mestre perfumista responsável, entre outros, por perfumes como Carolina Herrera, Paco Rabane e Agua Brava. Já Mark Buxton trabalhou nas casas Givenchy, Versace e foi responsável pelo primeiro perfume Comme des Garçons. Discutiu-se qual a melhor forma de um perfumista fazer a sua formação  – escolas de perfumaria vs formação interna nas empresas vs conhecimento autodidacta. O consenso entre todos foi que, independentemente dos méritos de cada um dos caminhos iniciais, o perfumista tem que evoluir constantemente estando aberto a conhecer novas matérias-primas, novos acordes, novas combinações. 

A discussão mais interessante foi sobre a dificuldade de conciliar a liberdade criativa do perfumista e a necessidade de produzir fragrâncias para as suas empresas que sejam comercialmente viáveis.

E assim, entre estas e outras experiencias, se passaram 3 dias fascinantes.

Saudações perfumadas!

Deixe um comentário