A Procissão dos Lírios ou do Encontro, única em Portugal, é realizada pelo carismático grupo de teatro GÓLGOTA, com textos do Padre João Bezerra, Missionário Passionista.
Este evento marca o dia de abertura das celebrações da Semana Santa Pascal de 2010 em Santa Maria da Feira. A procissão recria o encontro de Jesus com Maria sua Mãe, no caminho para o calvário. O roxo (Jesus) e o branco (Maria) formam um contraste de cores único na noite.

No sentido de optimizar a vivência dos participantes e o espírito de envolvimento, no preciso momento do encontro de Jesus com Maria, o espaço (ao ar livre) foi aromatizado com a fragrância de lírios do campo, uma novidade introduzida pela I-SENSIS.

O lírio sempre foi visto como um símbolo de pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. É referida na bíblia da seguinte forma: “Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda a sua glória, não se vestiu como um deles”. (Mt. 6, 28-29).

O Grupo Gólgota, “expressão cultural e social da espiritualidade passionista”, foi fundado em 1991, pelo missionário passionista, Pe. João Bezerra. O seu elenco actual ultrapassa a centena de elementos divididos entre o teatro, o grupo de cantares e o grupo juvenil.

Este evento foi organizado pela dinâmica empresa municipal, FEIRA VIVA E. M., de Santa Maria da Feira. Para além da semana Santa, a FEIRA VIVA E.M. organiza outros importantes eventos no concelho, de renome nacional e internacional, tais como: Viagem Medieval, Imaginarius, Terra dos Sonhos e o Festival da Juventude.

Este evento pode ser visto nos seguintes links:
Parte 1
Parte 2

Deixe uma resposta

Close Menu