Quando vamos a uma perfumaria aparecem-nos muitas vezes diferentes designações para os perfumes, o que poderá causar confusão. Estamos aqui para ajudar.

Um perfume é genericamente composto por: álcool, óleo essencial e água. Os diferentes termos estão relacionados com a concentração dos óleos fragrantes na composição do perfume e na sua origem. Quanto maior a concentração, maior a intensidade e durabilidade do perfume.

A Eau de Collogne foi introduzida na cidade de Colónia no século XVII e tem uma concentração de óleo fragrante que poderá variar entre 2-5%. A água de colónia original era composta por uma mistura de cítricos, lavanda, jasmim, tabaco, entre outros.

A Eau de Toilette mais antiga que se conhece data da Hungria do século XIV, sendo conhecida como “água da rainha da Hungria”. A Eau de Toilette tem uma concentração de óleo essencial que poderá variar entre os 5-15%. Esta é a formulação mais habitual nos perfumes comerciais.

A Eau de Parfum tem concentrações de óleo essencial que poderá variar entre os 10-20%. Esta formulação é muito utilizada em perfumes de autor como por exemplo o perfume “Terre d’Hermès” da Hermès.

Finalmente temos o Extrait ou em português extracto. Este é o perfume mais concentrado variando entre 15 e 40%. O IFRA (Associação Internacional de Fragrâncias) recomenda que a concentração não vá além dos 20%. No entanto, em países árabes as concentrações poderão chegar acima dos 30%, com o Oud (resina de Agar) a ser a nota dominante.

Apresentamos esta lista por ordem crescente de intensidades. No entanto, a classificação apresenta algumas sobreposições que deixam margem para que as marcas utilizem as designações de forma a melhor promover os seus perfumes. Tipicamente os perfumes comerciais têm uma composição entre 10-12% enquanto que os perfumes de criança têm uma intensidade mais reduzida (6-8%).

Mais importante do que a concentração da fragrância é a sensação que nos trás o nosso perfume favorito e as sensações que evocamos aos que nos rodeiam. Quando escolher um perfume, escolha com o coração.

 
imagem de perfumes

 

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

Close Menu