Saindo da loja da Abercrombie & Fitch, atravessamos a Av. des Champs-Élysées. A menos de 5 min de distância fica a loja da casa Guerlain.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zK0NKmN7IPBg.k-H-CKitz9xQ&w=640&h=480]
Ao entrar deparamo-nos com dois seguranças muito bem vestidos que nos transmitem uma sensação de solenidade igual às mais conceituadas joalharias. Na Guerlain o perfume é um artigo de luxo.

Fundada em 1828 por Pierre-François Pascal Guerlain, esta casa da perfumaria manteve-se na família durante mais de 150 anos. Em 1994 foi comprada pelo conglomerado francês que já detinha as conceituadas marcas de luxo Louis Vuitton, Moet Chandon e Hennessy.
Ao longo de vários anos Guerlain foi criando perfumes para a alta sociedade francesa até à sua oportunidade de ouro, quando criou a fragrância Eau de Cologne Impériale para o emperador Napoleão III. Após ser agraciado com o título de Perfumista Real criou perfumes para vários reis e rainhas de toda a europa.

Após a morte de Pierre-François, os seus filhos continuaram a expansão da casa Guerlain, criando em 1889 o primeiro perfume que combinava matérias primas naturais e sintéticas – Jicky. Este perfume ficou também conhecido por ter mais do que uma nota fragrante, o que foi uma grande inovação pois até então todos os perfumes tinham só uma nota. As notas perfumadas que compõem o Jicky são o limão, lavanda, madeira, baunilha e especiarias. Para além destas duas inovações este perfume é conhecido por ser o perfume comercial mais antigo que se encontra ainda à venda.

Ao longo de mais de 150 anos os perfumistas da familia Guerlain criaram vários perfumes fantásticos. Entre eles destacamos Mitsuoko de 1919 (e ainda disponível) e Vétiver (1959). Este último teve como inovação ser baseado nas no óleo extraído das raízes do Vetiver que lhe confere um aroma a terra e madeira. Estima-se que hoje em dia esta nota seja utilizada em 90% dos perfumes ocidentais.

Esta história riquissima pode ser apreendida ao vaguearmos pela sua boutique de luxo. No andar térreo ficam as fragrâncias mais recentes e os cosméticos. É aqui também que nos poderemos inscrever nos vários workshops sobre perfumaria, cosmética e a história Guerlain.
Mas o mais fantástico ainda está para vir. Ao subirmos ao primeiro andar, somos suspreendidos por frascos gigantes de perfumes. Toda a história da casa Guerlain está exposta e à nossa disposição. Podemos enebriar o nosso olfacto com vários perfumes que atravessaram os tempos e, porque não, ter uma consulta privada com um dos seus perfumistas que poderá criar uma fragrância só nossa. Um sonho tornado realidade 🙂

Muito mais poderíamos contar sobre a casa Guerlain mas…. fica o convite para viverem esta experiência única!

Guerlain

Deixe-nos as suas dúvidas, comentários sobre este artigo ou questões e temas que gostaria de ver abordados para que, a cada publicação, possamos enriquecer esta página.

This Post Has 4 Comments

Deixe uma resposta

Close Menu